quarta-feira, 22 de julho de 2009

Desde muito pequenininha minha avó, também chamada Marina, me levava para participar das Missas e Celebrações da Palavra do Senhor numa capelinha muito simples e humilde que comportavam, acho que no máximo, cinqüenta pessoas na época em que eu frequentava e tem como seus padroeiro São Joaquim e Santa Ana que são os avós de Nossas Senhora, Maria.
Ela é uma das capelas ministrada pelo Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Morro, Morro da Conceição Recife - Pe. Hoje muito diferente de sua primeira estrutura comemora sua 46ª festividade em Homenagem a Sr. Sant'Ana e seu esposo Saõ Joaquim.


Lá iniciei minha vida na fé e consecutivamente meu encontro com Deus.

Foi lá também que fiz minha primeira comunhão que foi um dos momentos mais lindo que já tive em minha vida. Também nesta capelinha iniciei meus serviços ao Senhor cantado através do belo dom que Ele mesmo me deu.

Lá conheci muitas pessoas que me acolheram e foram como formadores de fé pra mim. Agradeço a todos que até hoje fazem esta linda festa com muito amor e esperança em um Deus aqui na terra.


Para os que não conhecem contarei um pouco do que aprendi durante esses anos que participei dos serviços do senhor nesta capela.

História de São Joaquim e Santa Ana

A tradição diz que Joaquim nasceu em Nazaré, e casou-se com Ana quando ele era jovem. Como não tivessem filhos durante muitos anos Joaquim era publicamente debochado, (não ter filhos era considerado na época uma punição de Deus pela sua inutilidade). Um dia o padre do templo recusou a oferta de Joaquim de um cordeiro e Joaquim foi para o deserto e jejuou e rezou por 40 dias.

Ana chorava e orava a Deus para atende-la. Um dia ela estava orando e um anjo disse a ela que Deus atenderia as suas preces. Ela estava sob uma árvore pensando que Joaquim a havia abandonado(ele estava no deserto). O anjo disse ainda que o filho que teriam seria honrado e louvado por todo o mundo. Ana teria respondido; "Se Deus vive e se eu conceber um filho ou filha será um dom do meu Deus e eu servirei a Ele toda a minha vida."
O anjo disse a ela para ir correndo encontrar com o seu marido o qual, em obediência a outro anjo, retornava com o seu rebanho.

Eles se encontraram em um local que a tradição chama de Portão de Ouro. Santa Ana deu a luz a Maria quando ela tinha 40 anos. É dito que Ana cumpriu a sua promessa e ofereceu Maria a serviço de Deus, no templo, quando ela tinha 3 anos.

De acordo com a tradição ela e Joaquim viveram para ver o nascimento de Jesus e Joaquim morreu logo após ver o seu Divino neto presente no templo de Jeruzalém.


A festa de São Joaquim era celebrada, no Ocidente no dia 16 de agosto.
Agora, seus devotos comemoram ambos no dia de Santa Ana 26 de julho.


Hino de Stª Ana e São Joaquim
Santa Ana foste escolhida

para avó do nosso Redentor
Aquela que foi concebida
pelo Deus vivo
Com muito amor...

Ref. A mais Santa de todas mulheres
Em teu seio concebestes o amor
Maria, mais pura e mais bela
Escolhida para mãe do salvador.

Já estando em idade avançada

Nasceu de ti a mais linda e pura flor
Maria nossa mãe imaculada
Mãe das mães terno exemplo de amor...(Ref.)

É por isso que todos cantamos

Com alegria e muito amor
Reunidos a ti Glorificamos
Santa avó do nosso Redentor...(Ref.)


"Santa Ana e São Joaquim, Rogai por nós!"

0 Comments:

Post a Comment



Template by:
Free Blog Templates