quarta-feira, 22 de julho de 2009

Desde muito pequenininha minha avó, também chamada Marina, me levava para participar das Missas e Celebrações da Palavra do Senhor numa capelinha muito simples e humilde que comportavam, acho que no máximo, cinqüenta pessoas na época em que eu frequentava e tem como seus padroeiro São Joaquim e Santa Ana que são os avós de Nossas Senhora, Maria.
Ela é uma das capelas ministrada pelo Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Morro, Morro da Conceição Recife - Pe. Hoje muito diferente de sua primeira estrutura comemora sua 46ª festividade em Homenagem a Sr. Sant'Ana e seu esposo Saõ Joaquim.


Lá iniciei minha vida na fé e consecutivamente meu encontro com Deus.

Foi lá também que fiz minha primeira comunhão que foi um dos momentos mais lindo que já tive em minha vida. Também nesta capelinha iniciei meus serviços ao Senhor cantado através do belo dom que Ele mesmo me deu.

Lá conheci muitas pessoas que me acolheram e foram como formadores de fé pra mim. Agradeço a todos que até hoje fazem esta linda festa com muito amor e esperança em um Deus aqui na terra.


Para os que não conhecem contarei um pouco do que aprendi durante esses anos que participei dos serviços do senhor nesta capela.

História de São Joaquim e Santa Ana

A tradição diz que Joaquim nasceu em Nazaré, e casou-se com Ana quando ele era jovem. Como não tivessem filhos durante muitos anos Joaquim era publicamente debochado, (não ter filhos era considerado na época uma punição de Deus pela sua inutilidade). Um dia o padre do templo recusou a oferta de Joaquim de um cordeiro e Joaquim foi para o deserto e jejuou e rezou por 40 dias.

Ana chorava e orava a Deus para atende-la. Um dia ela estava orando e um anjo disse a ela que Deus atenderia as suas preces. Ela estava sob uma árvore pensando que Joaquim a havia abandonado(ele estava no deserto). O anjo disse ainda que o filho que teriam seria honrado e louvado por todo o mundo. Ana teria respondido; "Se Deus vive e se eu conceber um filho ou filha será um dom do meu Deus e eu servirei a Ele toda a minha vida."
O anjo disse a ela para ir correndo encontrar com o seu marido o qual, em obediência a outro anjo, retornava com o seu rebanho.

Eles se encontraram em um local que a tradição chama de Portão de Ouro. Santa Ana deu a luz a Maria quando ela tinha 40 anos. É dito que Ana cumpriu a sua promessa e ofereceu Maria a serviço de Deus, no templo, quando ela tinha 3 anos.

De acordo com a tradição ela e Joaquim viveram para ver o nascimento de Jesus e Joaquim morreu logo após ver o seu Divino neto presente no templo de Jeruzalém.


A festa de São Joaquim era celebrada, no Ocidente no dia 16 de agosto.
Agora, seus devotos comemoram ambos no dia de Santa Ana 26 de julho.


Hino de Stª Ana e São Joaquim
Santa Ana foste escolhida

para avó do nosso Redentor
Aquela que foi concebida
pelo Deus vivo
Com muito amor...

Ref. A mais Santa de todas mulheres
Em teu seio concebestes o amor
Maria, mais pura e mais bela
Escolhida para mãe do salvador.

Já estando em idade avançada

Nasceu de ti a mais linda e pura flor
Maria nossa mãe imaculada
Mãe das mães terno exemplo de amor...(Ref.)

É por isso que todos cantamos

Com alegria e muito amor
Reunidos a ti Glorificamos
Santa avó do nosso Redentor...(Ref.)


"Santa Ana e São Joaquim, Rogai por nós!"

O Dom de Ser Anjo

Amigo Fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro (Eclo 6,14)Temos que por em prática, o dom de ser presença na vida dos outros, principalmente na vida daqueles que são os nossos amigos, pois são os amigos que vem revelar o melhor de nós, pois sem amigos, somos como que pessoas sem sentido.

A verdadeira amizade é aquela que nasce dos corações mansos e humildes, como o é o Coração do Mestre dos Mestres: Jesus Cristo. É por meio do amor divino que conseguimos trilhar no caminho do amor, da fraternidade, da paz. Caminho este que nos leva a pessoas que por algum motivo tornam-se importantes em nossas vidas.

Se fosse citar aqui os nomes das pessoas que até hoje são chamadas de amigos por merecimento histórico em minha vida essas linhas não comportariam...Todos são muito importante e foram como anjos para mim.

Desde criança, até hoje tenho amigos que me acompanha e que viram meu crescimento na fé. Tenho também amigos que resgatei. Há aqueles que não posso esquecer jamais porque me resgataram.

Amizade é um precioso tesouro que guardo comigo e sete chaves,mas divido esse amor fraterno com todos os novos amigos que hão de chegar.

Obrigada Deus por todos os anjos que colocastes em minha vida.

Espírito Santo é força. É o poder de Deus. É o sopro da vida. É o poder que ressuscita a vida caída, desnorteada - que ressuscita a vida sem rumo.

Deus se revelou inicialmente através do seu Espírito na criação de céus e terra e tudo que neles existe. Depois Deus tornou seu Espírito em pessoa por meio de Jesus Cristo. Jesus revelou a glória do Deus criador, ensinando, revelando o projeto do Reino de Deus, fazendo curas e milagres. Isso é o Espírito de Deus que faz. É a ação do Espírito de Deus encarnado em Jesus Cristo.

Esse Espírito de Deus sopra onde quer, segundo a vontade de Deus. É o Espírito Santo que cria o povo de Deus, que cria a Igreja - cria a comunidade. É o Espírito Santo que inspira a viver e agir conforme a vontade de Deus no mundo.

O sopro de Jesus, segundo João 20.22, remete-nos àquilo que Deus fez quando criou o ser humano. É o sopro da criação, que agora é reforçado através da obra de Cristo com seus discípulos e discípulas. É o sopro da vida que agora é derramado sobre discípulos e discípulas, fazendo surgir a Igreja como corpo de Cristo nessa vida e nesse mundo.

Assim também diz o profeta Joel. O derramamento do Espírito será sobre toda a carne. A todas as pessoas, independentemente de sua idade ou força.

O Espírito Santo pode transformar e transforma a criação de Deus. É o poder com o qual Deus age e está presente na sua criação. É o poder que restabelece a natureza, as plantas, faz sonhar com um mundo melhor. É a força que derruba barreiras entre as pessoas. É o poder que cria a Igreja e envia o povo de Deus para a missão nesse mundo. O Espírito Santo prepara o povo de Deus para ser como chamas acesas que brilhem e dêem vida em meio à criação de Deus que geme e sofre.

O Espírito Santo quer levar-nos também a agir. Existe uma pequena história que nos dá um exemplo sobre isso. A história diz o seguinte: "Dois moços estavam sentados à beira de um córrego, nas calmas horas do anoitecer. Num certo momento, viram uma mulher, com dois filhos, subindo o pedregoso barranco do córrego. A mulher carregava uma trouxa de roupa num dos braços, o filho menor no outro braço e o filho maior segurando-se em sua saia. O primeiro dos dois moços emocionou-se. Começou a falar do quanto essa mãe lhe causava compaixão. Falou que tinha enorme pena dela e que podia imaginar o quanto lhe era cansativo subir aquele barranco pedregoso com aquela carga toda.

O outro moço não falou nada, mas levantou-se e, imediatamente, foi ao encontro da mulher cansada. “Pôs em seus próprios ombros a trouxa de roupa e tomou pela mão a criança que vinha segurando a roupa da mulher.”

Pentecostes é isso. É ação. É trabalho. São pessoas que, cheias do Espírito Santo, não desanimam. Pelo contrário, vão à luta. Pentecostes quer trazer comunidades cristãs menos acomodadas. Comunidades inteiras que assumem juntas a busca por um mundo e vida melhores.

O Espírito Santo é aquela força que nos impulsiona a superarmos dificuldades. É o Espírito Santo que nos leva a termos compaixão de quem erra conosco. O Espírito Santo nos leva à prática do bem.

Esse Espírito de Deus está conosco e em nós, desde nosso Batismo. É pelo Batismo que recebemos de Deus os dons e capacidades do Espírito Santo. É esse Espírito que nos leva a formar o Corpo de Cristo que somos como Igreja.

;;

Template by:
Free Blog Templates